Buscar
  • MUSA Festival de Artes para Mulheres

Campanha publicitária do MUSA Festival faz referência às musas gregas

A identidade visual do projeto MUSA - Festival de Artes Integradas para Mulheres de Feira de Santana foi concebida pela publicitária Talita Medeiros. O briefing direcionava para uma campanha com elementos contemporâneos, tecnológicos, que dialogasse com o momento que passa o mundo em pandemia e com o público de mulheres mais jovens. O objetivo do Festival também precisava estar evidenciado nas peças: visibilizar o trabalho de mulheres de Feira de Santana, artistas das mais diversas linguagens.


“Nenhuma identidade visual surge sem desafios e com o MUSA não foi diferente. A marca com letras cursivas busca trazer a feminilidade do Festival e se desconstrói quando traz para a paleta algumas cores que nem sempre são as escolhidas para campanhas direcionadas às mulheres”, explica Talita.


As musas povoam o universo simbólico da mitologia grega porque eram divindades que viviam na Grécia Antiga e era delas a capacidade de inspirar a criação artística. Talita conta que usou o recurso da colagem e trouxe como ícone a musa grega Calíope, cuja missão é inspirar os seres humanos para que se tornem criativos na arte. A publicitária representou a musa de forma atual, contando com o olhar da mulher negra e a tecnologia no headphone, o que considerou essencial para caracterizar o perfil do Festival online.


"Identidade visual aprovada de primeira. Fiquei encantada com a sagacidade de Talita que captou o briefing com muita habilidade", conta Lorena Porto, diretora de produção do MUSA. Para ela, o sucesso de uma direção de arte assertiva também passa pelo cuidado que se tem com o briefing. "É um etapa que não se pode negligenciar, quando se quer evitar retrabalho e acertar nos layouts", completa a produtora.


Sobre a publicitária Talita Medeiros




Social media, produtora de conteúdo e amante das colagens, Talita começou na área ainda aos 16 anos, quando trabalhou na manutenção de sites e fotografia de uma loja. Hoje, com 21 anos, acumula em seu currículo a direção criativa de diversas empresas de Feira de Santana. Apaixonada por eventos artísticos, em 2019 criou o perfil @CulturaFSA no Instagram para fortalecer esse tipo de divulgação.


Já passou por várias agências publicitárias e empresas atuando como social media e diretora de arte. Atualmente, trabalha a maior parte do seu tempo contando histórias através do designer; criando marcas para pessoas e empresas; e publicando momentos como social media.


Para conhecer um pouco mais do trabalho de Talita Medeiros, acesse behance.net/medeirox ou faça contato pelo e-mail medeirossctalita@gmail.com.


O projeto “MUSA - Festival de Artes Integradas para Mulheres de Feira de Santana” é uma realização do Coletivo Culturasss e tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.






https://www.culturasss.com.br/2021/03/conheca-talita-medeiros-diretora-de.html