Cida Porto "Feminina"

Cida Porto

@cidaportoarts | 75991945470

Feirense, Cida se vê nas artes visuais desde criança quando desenhava no chão ou nas paredes da sua antiga casa no bairro Conceição II. Aos 15 anos, fazia cartazes para as escolas do bairro Santo Antônio dos Prazeres em troca de mais materiais para o seu trabalho artístico como tintas, papéis, pincéis e um pequena apoio financeiro. Concluiu o ensino médio no Colégio João Durval Carneiro, formou-se como técnica em contabilidade e, nesta época, já vendia retratos e fanart principalmente da Ivete Sangalo.

Em 1999, estudou Desenho de Observação no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) com Jorge Galeano e Cida Vasconcelos. Em 2005 já era professora de desenho do CUCA, onde segue atuando até hoje. Estudou Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2003. Participou de Oficina de Graffiti no Espaço Solar e colocou nas paredes da cidade suas bonequinhas estilizadas de cílios marcantes e cabelos coloridos que tanto amava desenhar em seu tempo livre entre trabalhos e encomendas. Em 2019, começou a trabalhar no Centro Cultural SESC Feira de Santana como instrutora de artes visuais; participou da exposição “Várias Vozes Visuais” no SESC em julho; participou da exposição "Raízes no Museu de Arte Contemporânea” em novembro. 

 

Foi professora de artes no Colégio Polivalente, onde deixou um grande mural resultando de atividade final com estudantes da instituição. Frequentemente é selecionada para participar de eventos de Graffiti como GAF em Feira de Santana, “Bahia de todas as cores” em Salvador e Camaçari. Durante a pandemia, segue facilitando oficinas online nas instituições SESC e CUCA; grafitando; e atendendo aos pedidos de ilustrações diversas.